Passamos por um período estressante nos últimos tempos, e a maioria de nós pode ver isso quando nos olhamos no espelho. A pele é tão vulnerável aos efeitos nocivos do estresse quanto qualquer outra parte do corpo. Enquanto saboreamos os últimos raios de sol quentes e nos preparamos para o frio, controlar o estresse e os hormônios agora pode ajudá-lo a colher os benefícios de uma pele saudável nos próximos meses. Quer estejamos vendo mudanças em nosso reflexo ou apenas sob o microscópio, as mudanças cutâneas induzidas pelo estresse podem abalar a autoestima e prejudicar o funcionamento fisiológico adequado da pele. E, uma vez que as funções da pele estão comprometidas, segue-se um ciclo vicioso de estresse e desequilíbrio hormonal, agravando o bem-estar geral do corpo. Os danos à pele induzidos pelo estresse podem se manifestar como acne agravada, alterações na textura da pele, eczema exacerbado ou rugas pronunciadas. Propaganda

INDICAÇÕES DE SAÚDE GERAL

Como um pai multitarefa, a pele faz malabarismos para proteger o corpo de estressores ambientais, como a luz ultravioleta; produção de neurotransmissores e hormônios, incluindo cortisol; sintetizar vitamina D; e regulando eletrólitos, fluidos e temperatura corporal.

A pele também se ilumina como uma bola de cristal para refletir como o corpo está internamente. Sua pele pode ficar seca, com coceira, ruborizada, amarelada, cheia de espinhas ou enrugada devido a uma nutrição inadequada ou disfunções subjacentes em seus sistemas hormonal, digestivo e imunológico. E esses sistemas corporais são fortemente influenciados pelo estresse.

A pele responde ao estresse emocional produzindo o hormônio do estresse cortisol, e o excesso de cortisol pode prejudicar a cicatrização de feridas, aumentar a inflamação e diminuir a produção da proteína construtora da pele chamada colágeno.

O estresse emocional e a falta de sono estimulam um estado pró-inflamatório no corpo, que prejudica a estrutura  do colágeno. O estresse também pode danificar a permeabilidade da pele e a barreira antimicrobiana, abrindo caminho para a sensibilidade da pele e infecções secundárias por arranhões.

As doenças inflamatórias da pele, como acne, rosácea, psoríase e dermatite atópica, estão associadas a estresse emocional, desregulação hormonal e nutrição insuficiente.

mônio tireoidiano e os reprodutivos, como o estrogênio, são afetados pelo estresse crônico. Um dos melhores exemplos disso é ter um período doloroso ou irregular após um período particularmente estressante.

Esses hormônios não são apenas afetados pelo estresse, mas também influenciam diretamente a saúde da pele. O estrogênio é protetor para a pele e está associado ao aumento da espessura e hidratação da pele, função de barreira adequada e cicatrização de feridas. A deficiência de estrogênio prejudica a cicatrização de feridas e promove a inflamação.

Para mulheres que estão de bicicleta, a queda do estrogênio durante a menstruação pode agravar a acne, o eczema e a psoríase. Na menopausa, o corpo não produz tanto estrogênio quanto nos anos anteriores, então a pele tende a perder sua estrutura e o envelhecimento acelera o ritmo.

Pessoas com doenças da tireoide (em que a tireoide é incapaz de produzir a quantidade certa de hormônios) apresentam taxas mais altas de xerose (ressecamento), amarelecimento, rubor e psoríase da pele do que aquelas com função tireoidiana normal.

A vitamina D é sintetizada na pele e realmente funciona como um hormônio no corpo. O baixo teor de vitamina D é comumente observado em pessoas com psoríase, dermatite atópica e acne. Propaganda

MANTENHA SIMPLES

Acordar e ir para a cama na mesma hora todos os dias (seja fim de semana!) É fundamental para a regulação dos hormônios, já que são afetados pelo ritmo circadiano. A mesma coisa vale para a hora das refeições; se você os mantiver o mais consistentes possível, seus níveis de estresse e hormônios ficarão felizes.

Movimento par com alívio do estresse para um golpe duplo de benefícios para a saúde. Quer seja dançar, fazer kickboxing ou caminhar, escolha a sua bem-aventurança e faça-o com frequência! Os exercícios estimulam o fluxo sanguíneo e a drenagem linfática, que ajudam a tonificar e desintoxicar a pele.

Examine sob a superfície com exames de sangue e outros testes de diagnóstico para identificar as causas que contribuem para seus problemas de saúde de pele. Manter o controle sobre seus hormônios tireoidianos, estado de vitamina D, estrogênio e valores de cortisol no sangue pode ser indicadores úteis de como está a sua pele em um nível microscópico.

Trabalhar com um profissional de saúde natural elimina as suposições e o coloca muito à frente, com um plano de tratamento individualizado para cultivar um reflexo feliz no espelho.

acupuntura de rejuvenescimento facial  realizada por um acupunturista licenciado ou médico naturopata pode melhorar significativamente a elasticidade facial.

Hormônios bioidênticos  podem retardar a queda do estrogênio na menopausa e as conseqüentes alterações na estrutura da pele.

Fitoestrogênios  de ervas como cohosh preto, trevo vermelho e lúpulo e alimentos como soja orgânica, linho e cevada podem estimular a atividade natural do estrogênio.

O ácido hialurônico,  aplicado topicamente, pode melhorar a hidratação e a rigidez da pele, ao mesmo tempo que reduz o aparecimento de rugas.

A  suplementação de colágeno pode compensar o declínio relacionado à idade na produção dessa proteína que constrói a pele, melhorando o envelhecimento da pele.

Fonte: Leah Payne- Alive.com

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